quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Turno tarde, cardiologia

Passaram-me o turno:
"Paciente do sexo feminino de 77 anos, enfarte agudo miocardio, independente, mau feitio, familiar (filha) muito especial (por outras palavras pessoa irritante), etc etc etc"
Durante a tarde fui fazer a minha ronda e fui ver como estava esta paciente... não me pareceu de mau feitio, mas sim um pouco amargurada talvez por estar hospitalizada.
Há um termo carinhoso que aplicamos muito em espanha às pessoas de terceira idade... o termo é ABUELA que em português significa Avó, avózinha... Em Espanha uma pessoa idosa é una persona mayor, termo esse que não acho piada nenhuma... Ou seja, para mim todos são abuelos.
Fui visitá-la e comprimentei com um Como estamos abuelita?. A senhora deu um ar tão infeliz e disse-me com um sorriso para não a tratar por abuelita.
Perguntei-lhe em tom de brincadeira se chamar abuela a fazia sentir mais velha do que já era.
Ela esboçou um sorriso e diz-me "Como gostaria de ter netos para me chamarem abuelita... A minha filha seria uma pessoa diferente. Ela é estéril, e por ser estéril está divorciada"
Engoli em seco... Então era esse o provavel motivo do tal mau feitio da filha...
Fizemos um trato... Enquanto estiver hospitalizada, serei a sua neta...e ela a minha abuelita.

4 comentários:

  1. És linda, sabias?

    :)

    Um beijinho bom, meu doce *;)

    ResponderEliminar
  2. Aprendemos sempre tanto, nao é?

    Apesar de nao te conhecer, se és amiga do Gonçalo Principezinho, é porque és uma pessoa muito válida.

    sabes, tenho para mim que o maior enriquecimento huano se faz em situações análogas`ao teu metier profissional.

    É como digo: aprendemos sempre tanto, quando por vezes julgamos saber tudo.

    Um feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  3. Gongas,
    sou linda e sou gira e sou boa, tah?

    ResponderEliminar
  4. Daniel,
    não poderia estar mais de acordo contigo,
    Um bom ano!

    ResponderEliminar