quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Alunos de Enfermagem... qual a melhor atitude para com eles e eles para connosco???


Ainda me recordo do sermão que as profs do 1º ano de curso nos deram sobre a postura adequada de um aluno de enfermagem/enfermeiro: cabelos presos, nada de brincos aneis e pulseiras, relógios de pulso, piercings, barba por fazer, nada de pins na roupa, nada de tatuagens visiveis, sapato azul escuro fechado, meias brancas (pés de gesso hehehe), nada de telemoveis...

Tudo isso cumpri ate ao meu 3º ano de curso, altura em que senti um pouco mais de liberdade e autonomia na coisa e comprei aqueles sapatos de borracha azuis tipo hospitalar (e que tanto amealhei para compra-los- 40 euros, os cretinos), comecei a usar uns brincos (simples e pequenos) e a usar relogio.

Ainda me recordo do sermão das profs do primeiro ano sobre o saber ser e o saber estar dentro de um serviço (Obrigada, enf X; Pode tirar uma duvida, enf Y, Precisa de ajuda, enf Z; permita-me dar-lhe a cadeira e eu fico de pé enquanto passamos o turno, enf W).

Ainda me recordo de ter confundido a enf chefe de um serviço onde estagiei com uma colega minha (mesmo tamanho e voz parecida) quando ela disse qualquer coisa sobre o sistema SAPE e eu digo em tom de gozo"pensas que sou alguma tótó? Anda para aqui e mostra-me o que sabes sobre esta porra" e mais tarde essa mesma enf gritar comigo em plena passagem de turno dizendo que sou uma mal educada por a ter tratado por TU e por calão inapropriado, quando eu e a minha colega lhe explicamos detalhadamente o que se tinha passado e de eu lhe ter pedido desculpas no momento em que dei conta do meu erro.

E essa mesma senhora enfermeira-chefe na altura de avaliação final vira-se para o meu orientador de estágio e diz-lhe "Esta nunca será boa enfermeira".


Sou enfermeira à um ano e meio. Já trabalhei em vários serviços e pela primeira vez fiquei responsável por uma aluna de Enfermagem, por ser a enfermeira do serviço de cardiologia com melhor capacidade para liderar, gestionar e aturar alunos de enfermagem (Esta boca é para si, senhora-enfermeira-chefe-que-a-quem-a-tratei-por-tu-e-que-dizia-que-nunca-seria-boa-enfermeira).
Trata-se de uma aluna de enfermagem mais velha que a minha mãe que sempre trabalhou como auxiliar de enfermagem e que um dia teve um sonho que teria uma reforma como enfermeira e não como auxiliar. Matriculou-se numa escola de enfermagem aqui em Barcelona e agora estou responsável por ela lá no serviço.
A aluna é simpática, conversadora, passa a vida a falar nas filhas e nos gatos que adoptou... mas penso que teve muito azar com a tutora.

Esta aluna, segundo ela, trabalha num dos mais importantes hospitais de Barcelona ou seja, tudo que ela faz ou fez nesse hospital é palavra sagrada e adequada...


Frases como "Eu não sei como vocês preparam um paciente para um TAC, mas eu no hospital X...." ou "No hospital X, fazemos assim e assim..." "Ai, no hospital X é melhor" "Vocês colocam dois resguardos numa cama??? Nós no hospital Y só se coloca um" ou seja durante 8h que a aguento por dia ela fala pelo menos 800 vezes no hospital X e no quanto ele é bom...


Pergunto-lhe algo sobre farmacologia, a mulher não pesca nada... Não sabe as contraindicações de um estupido Atrovent, vitamina K=KCL, e outras barbaridades.


Esteve QUASEEEEE a salinizar uma via com mepivocaína em vez de soro fisiológico (a tonta apanha qualquer ampola de plastico e julga que é soro).
Estes dias a orientadora de estágio veio-nos visitar e tive que lhe desabafar o quanto me está dificil aguentar a aluna... desde as maravilhas do hospital X, à pura ignorância, à pura lentidão, até a pura incapacidade de gestão de tarefas, aos seus atrasos sucessivos (entra na sala de enfermagem já a passagem de turno vai a meio) até ao facto de ser corajosa ao ponto de dar ordens e comandar as auxiliares de enfermagem que fazem parte da mobília com um "faz-me um café" ou "vocês passam muito tempo na copa a lanchar" e de dar dicas a uma enfermeira sobre como fazer um electrocardiograma... Segundo elas, a aluna parece a rainha do serviço.


A aluna falou com a orientadora e segundo a orientadora a aluna fez as seguintes queixas de mim:


* Que a mando avaliar os sinais vitais aos pacientes, quando no serviço são as auxiliares de enfermagem (o que eu não concordo nem aceito que façam esse trabalho por mim a não ser quando não tenho tempo) e que no hospital X, onde ela trabalha como auxiliar nenhuma enfermeira avalia as constantes.


* Que não gosta da minha atitude com alguns médicos e auxiliares porque tenho uma relação amigável e informal ( escandalizou-se quando um médico pegou em mim ao colo num momento de brincadeira e porque comprei um bolo de anivesário para festejar os anos de uma auxiliar)


* Que não aceita que a ponha com auxiliares a trocar fraldas de pacientes ou a prestar cuidados de higiene no leito (porque segundo ela isso não é trabalho de enfermeira)


* Que eu ou meu colega tuga me passa ou passo eu a ele o turno em português (estamos a falar dos pacientes que ficam exclusivamente ao meu encargo). Segundo ela o turno deveria ser passado em castelhano ou melhor, em catalão. E que deveria falar em castelhano aos pacientes tugas que por lá aparecem...

* Que eu lhe faço muitas perguntas de farmacologia, anatomia ou de patologia... segundo ela um enfermeiro não precisa de saber as coisas com tanta especificidade.


Perguntei à orientadora o que achava das críticas dela. E deixou-me arrasada por completo quando me disse que não a deveria por a avaliar tensões, nem a ajudar a mudar fraldas nem cuidados de higiene e que tão pouco eu deveria fazer-lhe perguntas, porque "segundo a instituição universitária dão prioridade ao saber estar e ao saber fazer e não a saber porquê, porque para isso seriam médicos" Institivamente afirmei que o saber fazer também uma auxiliar com seis meses de curso são o sabe se a ensinar.


Neste momento eu e essa aluna estamos em guerra aberta. A sua atitude desafiadora foi "colar-se" à minha colega que apesar de ser uma óptima pessoa, falta-lhe a segurança e o pulso necessário para se responsabilizar por um aluno (palavras de supervisor e da colega).


Em conversa com a aluna expliquei-lhe como funciona a enfermagem em Portugal, o quanto deveria estar "grata" por no seu país não ser responsável para avaliar uma estúpida tensão arterial ou de mudar uma nojenta fralda, de estar num país que em que um enfermeiro não deverá estudar tão especificamente o que é um hallux nem como actuar perante uma taquicardia ventricular, aliás, um enfermeiro em Espanha (principalmente no serviço de cardiologia) pelos vistos nem precisa de saber do que se trata.


Expliquei-lhe que o Português é a minha língua materna e que faz parte da minha identidade e que seria incapaz de passar um turno ao meu colega tuga em outra língua. Mostrei-lhe que até os chineses entre eles falam a sua língua mesmo estando a sua loja cheia de espanhóis.


Expliquei-lhe a importância de uma relação multidisciplinar. Que um médico é tão importante para mim como uma enfermeira e como uma auxiliar. Que todos temos as nossas funções que se devem interligar e de preferência com uma sólida relação entre elas. Que devemos ser ousados para ajudar uma auxiliar a mudar uma fralda como devemos ser ousados para avisar um médico de que VOU por por exemplo uma furosemida a um paciente com edema agudo do pulmão. Que todas os funcionários do hospital são nossos aliados...



Estou e sinto-me super envergonhada. Venho de um país em que alguém disse que nunca seria boa enfermeira e neste país sou a super enfermeira que sabe demasiado e que considera inapropriado que avaliar tensões, prestar higiene no leito e mudar fraldas é trabalho de Enfermagem.

5 comentários:

  1. Cara colega,
    Quando se trabalha num país que não é o nosso, o mais correcto e o mais profissional é falar na língua do país em que trabalhamos, porque a passagem de turno não é só para o colega que vai assumir funções, a qualquer momento esse colega pode de ter de ser substituido e todos os outros devem estar a par da situação de cada doente!
    Relativamente a prestar cuidados de higiene no leito e mudar fraldas, os enfermeiros só precisam de o fazer quando essa função tem algum valor terapêutico, ou seja, caso o doente tem compromisso da integridade cutânea, ou algum factor que deva ser tomado com especial atenção, mobilidade restrita, etc.. a enfermeira não deve passar o turno inteiro a mudar a fralda de um doente com diarreia... outras funções mais importantes nos chamam. Relativamente à sua aluna, também concordo que ela não tem as atitudes mais correctas, mas a sua diga-se que não é das melhores, enquanto supervisora ou qq cargo de ensino q assuma, o seu papel não é "abrir guerra" com a aluna, isso é inadmissivel, senão se acha capaz de a fazer melhorar, ou mudar de atitude não se empenhe em fazê-la piorar.
    Continuação de bom trabalho.
    Paula

    ResponderEliminar
  2. cara amiga,estou cursando o curso de enfermagem e agora me deparei no estagio,tenho grandes ploblemas com enfermeiras assim como vc tambem teve de se acharem a sabe tudo respondi para minha cordenadora de estagio semana passada,para que o estagio serve se nao é para aprender as pessoas se esquecem (enfermeiras chefes)que um dia tambem nao sabiam nada e talves eram piores que nos agora no estagio,ou melhor o ploblema são voces que nao se atualizam e ainda vivem num mundo da infecção e sem higiene,porfavor gente nao lidamos com bonecos e sim com seres humanos um hospital nao é uma guerra pra ficar com disse me disse,enquanto ficamos assim pacientes deixam de ser cuidados,enfermeiro nao é qualquer um para ser e sim somente para os que tem dom,se vc nao tem e quer travar briga seu lugar é um ringue e nao um hospital,isso me entristece pensei varias vezes em desistir pois sei que agora tenho todo o amor do mundo e futuramente sera que nao serei como esses enfermeiras que se acham???tenho medo muinto medo e mais ainda tenho do dessas enfermeiras,pois se esquecem que no ceu tem um pai eterno que ve tudo...

    coitadas sema mais grata gi

    ResponderEliminar
  3. ei pessoal tem mais...

    me entristeço como as enfermeiras formadas tratam as tecnicas de enfermagem gente para que isso se voce pode pagar uma faculdade de enfermagem parabens!!!infelizmente nem todo mundo pode dizer o mesmo purfavor gente publicar que travou uma guerra gente hoje tive a certeza que tem pessoas muinto longe de estarem na profissão certa.ta para que dinheiro??gente o salario nao é bom tem outras coisas que ganham muinto mais dinheiro que enfermagem,ou nao é capaz de arrumar outra coisa se vc enfermeira tenha uma chefe ou cordenadora de estagio ruim,nao seja um fardo para quem esta começando agora reloouuuu nao foi essa pessoa que no passado foi ruim com vc,nao existe regra para ser ruim com quem esta começando agora se é melhor ou se acha a melhor entao profe ensinando quem esta começando,se ela acha que esrta certa e vc sabe que nao esta fale como gente encine e diga vc esta errada o correto é assim agora tem uma explique o porque caso contrario vc vai fazer o papel de metida mesmo...talves eu nunca volte mais nesse site mas que deixei minha opiniao deixei e se o chapeu servir usem mas usem mesmo...


    lembrense:

    paciente...enfermeiro esse é seu elo de amor é vc esta la por ele e graças a ele nao para brigar se um dia te disseram vc nunca vai ser uma enfermeira lembrense vcs nao precisam dizer isso para outra pessoa.isso te magoou concerteza vai magoar a outra pessoa.

    chega ja falei de mais mas para encerar nao gostei do depoimento ai de cima querida ensine amor chega de brigas em que ambiente de trabalho vai virar essas brigas porfavor pense comigo vc ja é 1 ano e meio enfermeira parabens vc conseguiu esta ai vc é boa teve capacidade ela esta começando agora assim como eu um dia seremos boas tambem pense vc conseguiu apesar de te disserem que nao olhe conseguiuuuuuuuuuuu viva.

    ResponderEliminar
  4. Sou actualmente aluno de enfermagem de 3º ano, e estagio num serviço de medicina num dos maiores hospitais do nosso país, e se há coisa que aprecio como aluno, é a capacidade do orientador ensinar, mas não de mão beijada, ou seja, ter também a postura de nos fazer pensar e estudar !

    Se neste caso a aluna chega constantemente atrasada e não tem noção de hierarquias dentro do serviço, algo está mal, e certamente não será culpa sua.

    E tenho a certeza que também concorda comigo , no ponto em que cuidados de higiene ao doente não é apenas lavar e secar, e requer mais do que a maior parte pensa !

    Cumprimentos, J

    ResponderEliminar
  5. As tecnicas de enfermagem se doem com teu depoimento querida, algumas sao tao mediocres que tenho medo de algum dia ser tratada por elas. Se nao sabem nem usar a gramatica corretamente para se expressar, não tem humildade suficiente para aprender da forma correta, e ainda são arrogantes quando tentamos lhes ensinar, é por isso que passarão a vida toda como robozinhos programados para executar serviços mecânicos . Quem não tem a mente aberta ao aprendizado coloca-se em estagnação e em posição de submissão, pois quem detém o conhecimento detem o empoderamento sob suas ações. Se a pobre coitada pensa que ser enfermeira é andar com uma pranchetinha de nariz empinado totalmente inacessível e incomunicavel com sua equipe, dando ordens as tecnicas e auxiliares de enfermagem, deixa que a vida mostra a ela que as coisas não são assim. Sentirá saudades do período que teve para aprender e o desperdiçava. Quando perder toda autoridade e credibilidade diante de sua equipe, e quando os técnicos vierem a zombar e questionar suas orientações, há de se por no seu devido lugar, embora tenha conseguido o diploma de enfermeira, a postura, visão e comportamento sempre serão de uma auxiliar, não que seja inferior, mas que necessita sempre de respaldo científico de outrem para responsabilizar por suas ações, porque isso lhe falta. Imcompetente, irresponsável e arrogante. Eu desejo a voces que defendem essa auxiliar que não tenham nenhum parente acamado. Que não caiam na midia reclamando da enfermagem quando uma dessas da vida infundir vaselina na veia de algum ente querido e por imcompetencia tirar a vida de um inocente.

    ResponderEliminar